O que é Escotismo? O que é ser Escoteiro?

Atividades para Escoteiros, por Blog Escoteiro | | , | 2 comentários »

Citação
«"O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros."»


        Escotismo, fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidária, sem fins lucrativos. Criado com a proposta de desenvolver o jovem, por meio de um sistema de valores, que prioriza a honra, baseados na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática, do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

       Sim, esta é a descrição que você acha na internet, facilmente. Mas o escotismo vai muito além disso.

       O escotismo é uma promessa não para os outros, mas para si mesmo, um compromisso com seu auto-conhecimento, com sua própria evolução. Ao fazer a promessa escoteira, não se esta apenas fazendo mais uma promessa, nem muito menos esta prometendo a ninguém que vai fazer algo. Pelo menos ninguém mais importante para você do que você mesmo.

        Hoje em dia é verdade dizer que ele tem perdido sua força entre os jovens, já que para muitos virou um "mico" usar aquele uniforme (seja o traje ou o uniforme mesmo - azul ou caque). E até mesmo "essa história" de ideais, de se desenvolver esta fora de moda.

Porém ser escoteiro vai muito além disto.
Você já é escoteiro?
Se não é, tem curiosidade, visite um grupo próximo de você Em breve estarei disponibilizando uma listagem dos grupos por cidades.

2 comentários

  1. Anônimo // 27 de agosto de 2008 às 03:01  

    Bom dia!

    Por desconhecer o escoteirismo gostaria de saber se o mesmo tem ligações com alguma religião? qual? porque? onde encontro os ensinamentos no ABC (São Paulo)?

    Muito obrigado!
    Claudio Serafim

  2. Blog Escoteiro // 29 de agosto de 2008 às 18:24  

    Olá Claudio

    Olha.. o movimento escoteiro não tem ligação direta com uma religião específica.

    Geralmente em acampamentos ou algumas atividades há um culto ecumênico.... Tentando não se fixar a uma religião, e sim de certa forma, mostrar um leque de opções ao escotista.

    No escotismo acredita-se que é muito importante ter-se uma religião, não importa qual seja.

    Eu ao menos acredito que o importante é acreditar em um Deus, seja o nome dele Jesus, Oxalá, Buda, Tyr e etc...

    Abraços.. obrigado pela visita