Planejando o Cardápio da Patrulha

Refeição Balanceada

clip_image002“Sem um suprimento razoavelmente constante de calorias o corpo perde o ritmo, enfraquece, vacila e tropeça, a mente tende a cometer lapsos de decisão, e o sistema perde sua resistência ao frio (que, em suma, depende dos músculos ativos gerando calor). Um excursionista deve, portanto, procurar manter sempre um nível de ingestão de calorias, para repor as que vão sendo consumidas – ao menos por razões de segurança.”

Sergio Beck – Nutricionista e mochileiro

I)- Noções básicas de Nutrição

Nosso corpo está constantemente em movimento!

Ainda que você esteja descansando, totalmente parado, seu organismo internamente está em constante movimento, realizando suas funções básicas e vitais (respiração, circulação do sangue, batimentos cardíacos, ........, etc.) e, portanto, necessita de reposição das energias. Agora imagine você, então, em plena atividade física quanta energia seu corpo consome ??!!!

Esta energia conseguimos adquirir através dos alimentos que comemos . Portanto poderemos dizer que os alimentos são nossos fornecedores de nutrientes, os quais por processo bioquímico geram energia e fazem com que nosso organismo funcione.

Embora em trilhas e atividades de natureza de forma geral as pessoas não estejam buscando desempenho esportivo (a não ser nas corridas de aventuras e competições afins), todos querem realizar a atividade com conforto e realizá-la dentro do planejado e sentir-se bem após o término da atividade. E aí é muito importante pensar sobre a alimentação.

Muitas coisas podem ser ditas sobre a alimentação ideal para trilhas e acampamentos, mas na verdade esta é uma equação que deve ser resolvida com as seguintes variáveis: peso e volume dos alimentos, número de pessoas, tipo de atividade, clima, características individuais, meio de transporte, tempo de atividade, meio de transporte, variedade, freqüência, autonomia, e obviamente, o valor nutricional. Além disto existe a questão fundamental da hidratação no ambiente natural.

Faça o download aqui da apostila completa - DOWNLOAD

0 comentários